segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um pouco sobre os primórdios do mobiliário

            A madeira é o material mais comumente utilizado na fabricação de móveis. As técnicas mais primitivas de trabalhar a madeira consistem em escavá-la ou queimá-la, mas ambos os métodos desperdiçavam muita madeira. No antigo Egito, no período das primeiras dinastias (3100-2890 a.C.), onde a matéria prima era escassa, eles chegaram a usar técnicas muito sofisticadas. Mas com a queda do Império Romano, esses métodos primitivos de confecção de móveis (escavar e queimar), voltaram a ser adotados em muitas regiões da Europa, principalmente para fazer arcas.                                                                                                                  
           Quando a fabricação de um móvel exigia pedaços de madeira maiores que os fornecidos por um único tronco de árvore, tornou-se necessário encontrar um jeito de unir partes distintas. O método mais simples encontrado consistia em atá-las em cruz, com correias de fibra vegetal ou couro. Mas a “moldura” assim obtida tinha de ser preenchida, e para isso usavam tábuas, preferencialmente do mesmo tamanho. Originalmente, os antigos marceneiros conseguiam as tábuas inserindo cunhas no tronco da árvore, fazendo-o rachar no sentido dos veios da madeira.                                                                                                                                         
           Depois cortavam as tábuas no tamanho desejado e as alisavam usando uma enxó. Mas este instrumento, que é o mais antigo instrumento de trabalhar a madeira, não é muito eficaz para cortar a madeira transversalmente ao veio. A serra é muito mais eficaz para cortar a madeira transversalmente ao veio.








Nenhum comentário:

Postar um comentário