segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Barroco

Conforme os Italianos o  estilo Barroco surgiu de uma revolta contra a longa influência do classicismo.
O principal traço do barroco é a preferência por usar linhas curvas e muitos ornamentos , com contornos vigorosos e robustos, curvas exageradamente tortuosas, tinham liberdade de concepção e força dramática.
O início do barroco se deu na Itália no início do século XVI, e atingiu desenvolvimento no século XVII, que foi quando dominou toda a produção artística.
O Barroco mostrou bastante seu esplendor nos desenhos de interiores. Nas paredes que eram feitas de argamassa tinham composições mais livres e maiores  do que a renascença. As aberturas tinham painéis de madeira maiores do que os do período anterior, também usavam ornamentos com incrustações de madrepérola e prata. As janelas, tinham venezianas de madeira e abriam para dentro. O piso era geralmente de tijolo, mármore ou ladrilho,também usavam bastante parque, mostrava desenhos mais em acordo com o novo estilo.
Assim como o interior dos ambientes Barroco, tinham muito ornamentos e exagero de curvas, os móveis deste período tinham exagero nas proporções. O Barroco era influenciado pelos estilos Luís XIV, Flamengo e Espanhol, no entanto mostra um sentimento muito humano, um impulso místico se manifestou  na concepção dos espaços, mas não nos elementos construtivos e decorativos, animados com o sensualismo pagão.
Dentro das salas Italianas do século XVII, as peças mais importantes ficavam de encontro a parede e eram arranjadas com perfeita simetria e equilíbrio.
Os móveis deste período eram basicamente de talha dourada na sua tonalidade e que os pedidos são de bronze e marchetaria. Os móveis embutidos e folheados era reservado para áreas grandes. Uma das principais características dos móveis da época eram os colchetes de bronze dourado nas portas que eram bem reforçadas por eles, além de servirem como elemento decorativo.

Postado por: Thais Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário