segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

 Mobiliário Romano
O mobiliário romano é derivado do móvel grego, mas distingue-se pela suntuosidade e pelo emprego de materiais nobres, como o bronze e o mármore. Os móveis romanos possuem grande variedade de tipos, divididos entre o uso comum e o uso cerimonial.
O vocabulário decorativo do mobiliário inclui os carcaterísticos pés com forma de patas de leão e também cariátides e outras figuras mitológicas que ornamentam  detalhes.
O destaque do móvel romano está no entalhe e nos pés torneados e pintados em cores brilhantes ou então embutidos em madeira contrastando, montados com encaixes de bronze.
Entre os móveis de assento, o lectus era um dos mais importantes. Utilizado como assento e repouso, sobretudo em cerimônias e banquetes. Confeccionado em madeira, tinha uma cabeceira ornamentada com motivos decorativos em bronze, que servia como apoio para o braço quando se estivesse recostado.
Outro móvel de assento utilizado pelos romanos era a sella curulle, um modelo sem encosto, derivado dos bancos, porém com dimensões maiores.



Bruno Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário