domingo, 26 de fevereiro de 2012

O mobiliário na Regência

                A Regência francesa caracteriza-se pelo período de transição entre dois grandes estilos; o Barroco representado pelo rei Luís XIV e o Rococó que tem como representante o rei Luís XV, nesse período transitório entre esses dois monarcas a França teve como Regente o duque Felipe D´Orleans.
             Época em que a arte ganha maior expressão, pois estava livre do controle e da disciplina real.
A riqueza já não é tão pesada, os móveis perdem um pouco da austeridade, os motivos são mais leves, as entalhaçoes em baixo relevo.






           É exemplo de uma maior leveza, as pernas das cadeiras que ficam ligeiramente curvas e as cadeiras nesse período ganharam um espaldar mais baixo, com formas mais leves que se adaptam melhor ao corpo, os braços com estofo, recuam em relação às pernas da frente, porém ainda há o domínio da simetria nas linhas, essa maior liberdade é um desejo que desponta em todo o século XVIII com uma mudança social e mental. 


          
             Muitas vezes, as mesas e as escrivaninhas terminam em “pé de cabra”, conhecidos também como cabriolet, que é uma das características deste período, detalhes como a Espagnolete (cabeça de mulher sorridente em bronze) juntamente com as curvas livres.





           As paredes ganham painéis de madeiras e o estabelecimento da companhia marítima das índias influência bastante no estilo do mobiliário fazendo com que uma decoração oriental comece a surgir com graça e estilo. Aparecem assim os papéis de parede, os tecidos, os biombos, as porcelanas.




             A madeira usada era o mogno, cerejeira ou ameixeira, folheadas ou não com madeira mais fina, pau-cetim ou jacarandá. No ornamento, marchetaria, incrustações e aplicações com motivos florais, chineses, pastorais e de concha.
Também o mobiliário pintado se tornou popular e um vernis usado pelos irmãos Martin (Vernis Martin) substituiu a laca chinesa.
           Charles Cressente foi um ebanista de destaque nesse período criando lindos trabalhos em bronze e marcheteria na madeira.
                                                   
 

             Surgiram móveis elegantes tipo a "bergère", a "chaise-longue", "chiffonnière", "table de nuit", etc. 


 Bergere

   
  As mesas tinham as pernas acabadas em "cabriolet" e tampo de mármore. 






            As camas eram em alcova ou com cortinados atrás da cabeceira. As cadeiras eram luxuosas e confortáveis, concavas, o espaldar mais baixo que no período anterior, e o estofamento era feito em brocado, tafetá ou tapeçarias de Beauvais e Gobelin, entrando também em uso os assentos de palhinha.





Fontes:
http://sylkellydecor.blogspot.com/2008/09/estilo-regncia-francesa.html
http://amadorouterelo.multiply.com/journal/item/254/254
http://moveisentalhado.blogspot.com/2010/10/historia-do-mobiliario-sheraton-e-adam.html
                                                                                              
                                                                     Postado por: Pamela Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário