segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


A pintura Egípcia
A arte egípcia foi desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egito localizada no vale do rio Nilo no Norte da África, e se estendeu aproximadamente até 3000 anos A.C. Por volta de 1560 e 1309 A.C a pintura egípcia se destacou, ela procurava refletir os movimentos do corpo. Por exemplo, gestos das mãos eram colocados de lado por que é melhor de olhar assim,também os quadris de frente, o rosto de lado e assim por diante. Essa é a lei da frontalidade.

O processo de pintura era assim: antes de passar a tinta, eles passavam um revestimento de gesso branco na parede, depois vinha a tinta que era uma espécie de cola. Essa tinta era produzida com cores minerais.
Como muitos outros povos, os egípcios retratavam em suas pinturas e esculturas os acontecimentos da época, as histórias dos Faraós, bem como de seus deuses e do seu povo.
Embora os desenhos egípcios mostrem tamanhos variados, isso não está relacionado a uma noção de distância, o tamanho dos desenhos mostra a importância que cada objeto ou pessoa tem, o poder e o nível social, ou seja a hierarquia religiosa e social traduzia-se nas representações artísticas. Também com questões de perspectiva, embora as pinturas não mostrem perspectivas, os egípcios tinham noção dela, mas ela só era usada em algumas pinturas do Faraó por causa do seu poder religioso e social.
A arte egípcia, mostrando aspectos de religião e política, está profundamente vinculada com faraó, visto que eles acreditavam que o faraó era o representante de Deus na terra.
A arte assim, representa, exalta e homenageia constantemente o Faraó bem como as divindades, ela está relacionada ao culto aos mortos.

Nas pinturas e esculturas eles buscavam a harmonia e o equilíbrio, pois acreditavam que qualquer perturbação causava um disturbio na vida após a morte, e impedia que a pessoa que fosse retratada no desenho reencarnasse. Para atingir o objetivo, eles usavam linhas simples, sem detalhes, formas estilizadas, manchas de cores uniformes que transmitem limpidez, e estas cores também tinham seus significados próprios.

                                                                                                                                                            Postado por: Thais Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário