segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Porquê De Sabermos Tanto Sobre Os Egipcios


          A religião no Egito Antigo era marcada por várias crenças, mitos e simbolismos. A prática religiosa era muito valorizada na sociedade egípcia, sendo que os rituais e cerimônias ocorriam em diversas cidades.
          As raízes da religião egípcias encontram-se nas aldeias neolíticas, anteriores à organização do Estado. Como a maioria dos povos primitivos, os primeiros egípcios tinham uma atitude de respeito em relação aos fenômenos da natureza- o Sol, a Lua, o Nilo - e às características marcantes dos animais - a ferocidade do leão, a força do crocodilo, etc. As primeiras divindades que surgiram eram quase sempre representadas sob a forma de um animal. Os egípcios veneravam especialmente o Sol: devem ter percebido que a vida depende dele e o adoravam sob vários nomes e diversos cultos. À medida que foram aprendendo a dominar a natureza, passaram a valorizar as qualidades humanas e o antropomorfismo - concepção dos deuses sob a forma humana - apareceu na religião egípcia.                                                                                                         .
          Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e no retorno da alma ao mesmo corpo, por esse motivo, quando mortos, os faraós eram embalsamados para que o seu corpo se conservasse até a sua volta. Por esse motivo, têm-se tantos registros e exemplares do mobiliário do povo egípcio. Por crer que a alma retornaria e o corpo viveria novamente, eles eram mumificados, e colocados em tumbas, cercados dos objetos que, ao voltar, supostamente precisariam (jóias, móveis, utensílios, etc.).




Bruno Vieira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário