segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mais Sobre Pregos



O prego apresenta considerável eficiência por possuir uma boa distribuição de pressão: a força exercida pelo impacto de um martelo sobre a cabeça de um prego é distribuída por uma área muito maior que a da outra extremidade do objeto, aplicando-se assim uma pressão relativamente maior sobre a superfície a ser perfurada que a pressão recebida do martelo.
Até meados do século XVII esses eram feitos com madeira. Os parafusos e pregos de ferro só foram inventados por volta de 1675. 
Os parafusos eram fabricados manualmente até 1851 e os pregos até 1790. Os parafusos de fabricação manual se caracterizam por possuírem a fenda da cabeça exatamente no meio, um rombo ou uma ponta pouco afiada e as espirais são muito superficiais.
Ambos os tipos são menos perfeitos que os fabricados industrialmente. No século XVII o ferro que era utilizado nos espelhos das fechaduras e argolas foi gradativamente substituído por um metal amarelo. Para montagem de móveis era comum o uso da técnica do malhete.
Quando analisar um móvel, para saber a que período pertence, lembre-se deste detalhe! A fabricação industrial de pregos é um marco na história e deve ser lembrada quando for feita a identificação de um móvel antigo, afinal esta é uma das características que merece atenção.













 Por Bruno Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário