segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os Egípcios e a utilização da madeira


Certamente a madeira é o material mais utilizado desde os primórdios da civilização humana. Porém por muito tempo só se ouviu falar no metal. Este material teve diversas utilidades desde a confecção de ferramentas de trabalho até o mobiliário. No Egito Antigo, por exemplo, os metais eram utilizados para a fabricação de ferramentas e estas serviam também para a talhação das madeiras. As técnicas mais primitivas de trabalhar madeira consistem em queimá-la ou escavá-la, mas ambos os métodos desperdiçam muita madeira. Os tronos eram revestidos de ouro e prata, enquanto a mobília utilitária possuía poucas decorações e os modelos mais simples permaneciam com a coloração natural da madeira. Os móveis egípcios apresentam características distintas, como o costume de decorar os pés da cama e o emprego dos pés com forma de patas de animais. Esse costume teve origem remota na utilização de ossos de animais na confecção de pernas dos móveis. Quando a construção de uma peça exigia pedaços de madeira maiores que os obtidos por um único tronco de árvore, tornou-se necessário encontrar processos de unir partes distintas. O método mais simples de unir dois pedaços de madeira consiste em atá-los em cruz, com correias de fibra vegetal ou couro; mas a moldura assim obtida tem que ser preenchida.

O preenchimento é feito com tábuas, de preferência do mesmo tamanho. Originalmente, obtinham-se as tábuas inserindo cunhas num tronco de árvore e fazendo-o rachar no sentidos dos veios. Cortavam-se depois as tábuas mais ou menos do tamanho desejado e alisavam-se com uma enxó. A enxó trabalha como um formão largo, tirando secções de madeira para produzir uma superfície trabalhada, mas não completamente lisa.



Os egipcíos já usavam a serra no princípio de sua história, que é muito mais eficaz para cortar a madeira transversalmente ao veio, desde a Primeira Dinastia.Na Europa Ocidental, depois da era romana, o uso da serra parece limitado, mas nunca desapareceu completamente.






Muitos jogos como o Senet (similar ao jogo de damas), feitos de materiais preciosos como o marfim e o ébano, foram descobertos em túmulos por todo o Egito.
 

                                     

                                                           Cadeira de Hetepheres
 
 
Brinquedos de madeira 

                             


Cadeira de carregar a Rainha Hetepheres.
                 O mobiliário foi feito de ébano, cobertos com ouro e   parcialmente embutidos com faiança. 


 Rainha Nefertari, esposa do faraó Ramsés II, entretida com o senet  ou senat, um jogo que lembra o xadrez como conhecemos.
 


Postado por Bruna Danda e Pamela Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário