segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

História do homem e a evolução dos materiais

Desde o princípio, a história do Homem está interligada aos materiais. Essa ligação é o resultado do esforço do homem para descobrir novas coisas. Os materiais foram descobertos, inventados ou manipulados ao longo da história.
O Homem e os materiais sempre tiveram uma relação estreita, essa relação se configurou importante e bem significativa, como ainda é hoje.
Até mesmo várias eras receberam o nome de materiais, como por exemplo, a idade da pedra, idade do ferro e assim por diante.
Idade da Pedra
A idade da pedra que foi por volta de 700.000 a 600.000 A.C, é considerada como sendo o período em que apareceram utensílios de pedra feitos pelo homem.
A idade da pedra é dividida em dois principais períodos: Paleolítico ou da Pedra Lascada e Neolítico ou da Pedra Polida.
No período Paleolítico(pedra lascada) os principais materiais usados são:

                                     



    Pedra    





Pedra Sílex       
 





Osso 





Madeira    





Pele / Couro



Nesse período, os instrumentos eram usados para caça de animais, para separar a carne para alimentação, separar também peles e ossos que eram usados para produção de artefatos domésticos e vestimenta. Alguns destes instrumentos são:






Instrumento perfurante


                       








facade sílex típicos do Paleolítico



Curiosidade!
Sapato mais antigo do mundo! É bem provável que o homem da idade da pedra já o usava.



O Móvel no período Paleolítico
As cavernas em que os homens viviam no período paleolítico eram praticamente vazias, sem mobília, no entanto já começava o processo de nascimento da mobília, como vemos na foto abaixo, os homens estão comendo sentados em um empilhamento de pedras, o que hoje, evoluíram parabancos, cadeiras, sofás e etc.


Os bancos da Idade da Pedra eram de pedras empilhadas.

No período Neolítico além dos materiais já usados no período anterior (Paleolítico), os homens passaram a usar matérias primas dispostas na superfície do solo e outras como:
                                





 Lã                                                            





 Linho

Como desenvolveram a prática agrícola, podiam se sustentar com plantio, plantas comestíveis e cereais, mas o principal benefício desses homens em desenvolver a prática agrícola, é que descobriram novos materiais, e isso os levou ao desenvolvimento de cerâmicos que eram usados no transporte e acondicionamento de alimentos e produtos usados na agricultura.


A prática da agrícola levou ao desenvolvimento de cerâmicos.
Essa descoberta deu início à:
Era da Argila
Nessa era surgiram várias inovações tecnológicas, principalmente na parte de materiais, além de surgirem novos, os materiais passaram a ser mesclados uns com os outros.
Fragmento de artefato cerâmico do período Neolítico
Um exemplo disto é a estratégia de construção de casas pelo uso de argila reforçada por resíduos vegetais. Embora estas construções sejam aparentemente rudimentares, se comparadas as atuais casas de taipa populares no nordeste do Brasil, se mostram superiores.
As bases das casas do homem Neolítico eram geralmente sólidas, em rochas bem longe da ação das águas de rios e lagos.
Casa do Neolítico, SkaraBrae, Escócia
A argila além de ser usada na fabricação de cerâmicos e outros utensílios, era usada no piso das casas que possuía uma camada espessa de argila compactada, os telhados com estrutura de madeira feitos provavelmente de palha.
O móvel do período Neolítico
Nesse período as casas já eram bem mais mobiliadas devido as novas descobertas de materiais aliado as necessidades do homem.
A foto abaixo mostra o interior da casa do Neolítico. Na parede ao fundo da casa, tem uma estante ou armário, que talvez usassem para guardar mantimentos ou objetos.
No centro do chão da casa, é o local de refeições, o local em que acendessem a fogueira para preparar alimento, o típico fogão das casas neolíticas.
Na casa do homem neolítico já pode se notar as divisões de ambientes e suas funções.

Cama Neolítica com base de argila compactada cercada por pedras.

Os objetos Neolíticos passaram a ser de pedra polida, abaixo alguns artefatos de pedra polida:
foice de osso

 lâmina de faca de osso com base de pedra

Começa a Idade dos Metais
A idade dos metais é basicamente composta por três períodos, Período Calcolítico e Eras do bronze, Idade do ferro, do fim da Idade do Ferro ao início da Era Moderna: A idade do Aço.
Período Calcolítico e Eras do Bronze
O que hoje é o período calcolítico, também chamado de idade do cobre, por muito tempo foi considerado como pertencente à idade do bronze, porem esse período fica entre a idade da pedra e a Era do bronze.
 Cobre                    
Esse período apresentou uma forte presença das características do período anterior, o período da argila, mas agora os homens passaram a incluir o cobre nas suas produções, seja em revestimentos ou em utensílios.

O cobre também era usado para fins decorativos.


Artefato cerâmico do Calcolítico contendo inclusões de cobre pertencente à civilização Anatoliana
Era do Bronze
A era do bronze foi caracterizada pelas peças de alta liga e também por artefatos mais bem elaborados como também pela presença crescente de artefatos feitos a partir de outros metais notadamente de prata.
 Artefato decorativo da Média Idade do Bronze.
Artefatos originários da Era Final do Bronze

Idade do Ferro
Convencionalmente, a Idade do Ferro é tomada como tendo iniciado ao final da Era do Bronze prosseguindo até o início da dominação da Civilização Romana (1.200 a 586 A.C.).
Jóias encontradas em escavações realizadas em sítios arqueológicos da Idade do Ferro.

Vazo cerâmico celta da Era do Ferro.

  Artefatos decorativos e ferramentas de ferro da Idade do Ferro:




                                                                                                                  Postado por: Thais Ribeiro
    
















Nenhum comentário:

Postar um comentário