segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

          O mobiliário Greco e o Romano

          O móvel greco é adaptado às dimensões humanas; influência da cultura humanista e do desenvolvimento das artes gregas.Tinham dimensões menores do que os modelos egípcios, proporcionando mais leveza e praticidade.
          Usavam mármore, bronze, ferro e madeira na construção de seus móveis que eram decorados com entalhações, incrustações e pinturas.
          O móvel grego divide-se em móveis cerimoniais, utilizados em eventos de honra ao ar livre (Kline), e móveis de uso comum, como as camas, bancos e cadeiras (Klismos), esta última utilizada somente por mulheres, geralmente para amamentação.
 

Cadeira klismos no túmulo de Hegeso, 400 a.C.
 
 
 
 
 Cama Grega  



 
 Cena representando banquete ao som de música, com o kline.
 
 
         Também usavam mesas pequenas, para fazer as refeições e apoiar objetos. Os pertences eram pendurados nas paredes ou guardados em arcas e armários.



Relevo ilustrando uso da arca para guardar roupas e o
costume de pendurar utensílios nas paredes.


 
           O mobiliário romano deriva do móvel grego, mas distingue-se pela suntuosidade e pelo emprego de materiais nobres, como o bronze e o mármore.Tinha a aparência pesada, maciça e luxuosa.
          Os romanos desenvolveram alguns modelos, como a cadeira semi-circular e as mesas pequenas com três pés, usadas para refeições. O vocabulário decorativo do mobiliário inclui os característicos pés com forma de patas de leão e também cariátides e outras figuras mitológicas que ornamentam as pernas de mesas.

          

Pés com forma de pata de leão
 
 
 
 Mesa de jardim, de bronze niquelado e tampo de mármore.
 
 
         Entre os móveis de assento, o lectus era um dos mais importantes, utilizado como assento e repouso, sobretudo em cerimônias e banquetes. 

Lectus: um dos móveis mais usados pelos romanos.

 
     Já a cattedra era uma cadeira com encosto, geralmente usada pelas mulheres e idosos.
 
 
A Cattedra romana.
 
         
          Outro móvel de assento utilizado pelos romanos era a sella curulle, um modelo sem encosto, derivado dos bancos, com dimensões generosas.  


Reprodução de uma sella curule.


 
 
 
Postado por: Pamela Pereira



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário